Analise Ergonomica e Psicossocial para o Teletrabalho »

Análise Ergonômica e Psicossocial para o Teletrabalho – O Novo Normal

Ao longo dos anos o Home Office já era uma realidade e em 2020, com a pandemia do COVID-19  o home office foi uma das soluções de enfrentamento mais adotadas e recomendadas para evitar aglomerações nas empresas – o teletrabalho. Muitas empresas adotaram essa forma de trabalho para que a nossa economia continue funcionando. E, para evitar problemas com a saúde e/ou acidentes de trabalho é necessário que adotemos alguns cuidados no Home Office, garantindo, principalmente, a saúde física e mental do trabalhador.

A Análise Ergonômica e Psicossocial para o Teletrabalho tem como objetivo atuar nas qualificação das condições de trabalho, de acordo com a portaria 3751 de 23/11/90 do Ministério do Trabalho, referente à NR 17, junto aos novos anexos I e II da NR 17 publicados em 02 de Abril de 2007.
A Norma Regulamentadora 17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
A Análise Ergonômica consiste na orientação ergonômica individualizada em trabalho administrativo sob a forma de checklist, visando o adequado posicionamento e conforto nos postos de trabalho de acordo com Aspectos Ergonômicos.
Dessa forma a Teleconsultoria consistirá na comunicação registrada e realizada entre profissionais, gestores e outros interessados da área da saúde, fundamentada em evidências clínico-científicas. Visando esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.
O COFFITO, em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e visando levar atendimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à população e, ao mesmo tempo, assegurar o bem-estar do profissional, autorizou, por meio da Resolução nº 516, publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de março, os serviços de Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento.

ANÁLISE ERGONÔMICA E PSICOSSOCIAL PARA O TELETRABALHO:

Análise à distância por Teleconsultoria, do ambiente Ergonômico (disposição física) e do ambiente Psicossocial (adaptação à concepção, organização e gestão) do trabalho realizado em ambiente domiciliar.

ADAPTAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM TRABALHO REMOTO:

Identificação e orientação sobre as habilidades para trabalho remoto, conscientização das demandas e orientações para ajuste ergonômico do ambiente de trabalho remoto, prevenindo adoecimento físico e emocional bem como garantindo a produtividade e satisfação no trabalho.

analise-ergonômia-psicossocial-teletrabalho

COMO FAZEMOS:

O analisado recebe um video com todas as instruções do processo (motivo, fases de realização e orientação sobre ambiente de trabalho), junto com link para agendamento do processo.

Agendamento online das entrevistas por especialistas: – Análise Ergonômica (com Fisioterapeuta) – Análise Psicossocial (com Psicólogo) Recebimento do link para Questionário online de cada tema.

Preenchimento dos Questionários de Análise Ergonômica e Psicossocial online conforme disponibilidade de horário em até 2 dias do início do processo. Garantia de sigilo de dados preenchidos.

Contato dos especialistas (Fisioterapeuta e Psicólogo) por videochamada, conforme agendamento inicial, para análise qualitativa do questionário.

Análise dos especialistas e emissão de Laudos de orientação e adaptação ao trabalho em ambiente domiciliar (Teletrabalho).

Benefícios da Análise Ergonômica e Psicossocial do Teletrabalho:

Atender a Legislação pertinente analisando a concepção, organização e gestão do trabalho. Com inventários ergonômicos e psicossociais validados para garantir e preservar as informações da empresa, bem como a saúde e segurança do trabalho.
Melhor adaptação ao ambiente no contexto do Teletrabalho;
Prevenção de adoecimento físico e emocional;
Melhoria na produtividade; Redução de absenteísmo e Turnover;
Custo reduzido para o processo em Teleconsultoria;
Garantia de sigilo de dados; Promoção de saúde no contexto organizacional do Teletrabalho;
Promoção de cultura organizacional em contexto de Teletrabalho;
Melhoria nas relações interpessoais com equipe, clientes e fornecedores;
Adaptação de agenda e agilidade no processo.

OUTROS SERVIÇOS – SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES

1 – Treinamento obrigatório para teleatendimento/telemarketing (NR 17/ ANEXOII).
2 – Treinamento para manuseio de cargas (NR17).
3 – Avaliação Psicossocial para Normas Regulamentadoras específicas Portaria Nº 3.214, de 08 de junho de 1978.) NR 10, 12, 20, 33, 34, 35, incluindo aplicação de Teste Psicológico online.
4 – Capacitação e Adaptação em Trabalho Remoto: Treinamento e desenvolvimento de liderança e equipes para atuar em trabalho remoto: orientação ergonômica com adaptações e ajustes promovendo saúde e bem-estar físico e mental + desenvolvimento de competências para realização de atividades, comunicação relacionamentos no contexto do trabalho remoto.

Conte com a DTMSEG para desenvolver e executar as melhores soluções em Saúde, Segurança e Qualidade de Vida. Fale com o especialista!

Receba em primeira mão os materiais e eventos gratuitos – Tudo sobre SST de A a Z: cursospodcastse-books, lives e muito mais. Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!