Um serviço DTMSEG para que você alcance os resultados que precisa de maior controle e eficácia em SST com redução de custos.
Através da EPO é definido e acompanhado o perfil epidemiológico de cada Empresa/Estabelecimento/CNAE/Setor/Cargo/Trabalhador.
A premissa para fazer EPO é ter atestados com CID.
Ainda temos empresas que não estão conscientes do poder de ação do Governo em razão das informações que detém como a captação que fazem do CID nos atendimentos no SUS – Sistema Único de Saúde, nas CATs e nas solicitações de benefícios via Meu INSS. Enquanto as empresas têm um repertório ultrapassado sobre não solicitar CID nos atestados médicos o Governo obtém o CID e realiza estudos aprofundados com eles ao ponto de publicar o NTEP e usá-lo, faz anos, como uma das formas de enquadramento em benefício do tipo B91. Através do eSocial o Governo monitora a realização dos exames médicos ocupacionais e fez melhorias no texto da NR 07 estabelecendo um padrão para o novo relatório analítico anual do PCMSO.
Por desconhecimento do arsenal de informações que o Governo já tem as empresas ainda não conscientizam seus trabalhadores sobre a necessidade e importância da parte deles, no momento das consultas médicas solicitar o CID nos atestados para que a empresa possa fazer a vigilância epidemiológica buscando identificar se o adoecimento é ocupacional e tomar ações para evita-lo. O maior beneficiado com o conhecimento do CID será o trabalhador porque sua vida e saúde é o maior bem para ele próprio e para a empresa.
Neste novo tempo para SST a falta deste conhecimento pode custar caro para ambos: trabalhador e empresa.
Quanto mais forem alcançadas essas visões pela EPO: “apuradas e depuradas” mais assertivas e menos onerosas financeiramente serão as inadiáveis ações em Saúde e Segurança no Trabalho.
Com a definição do perfil epidemiológico é possível comparar os adoecimentos de cada CNPJ versus os adoecimentos definidos no NTEP.
Neste contexto a empresa chegará no ponto de negar (com subsídios para defesa) ou concordar com os riscos que ela tem e seus impactos na saúde do trabalhador.
O primeiro passo, em qualquer situação que demande ser resolvida, minimizada é o autoconhecimento é enfrentar a real situação e dar o próximo passo que é estabelecer um Plano de Ação de Melhoria. Um plano norteado pelo conhecimento já que temos ciência de que o eSocial inserido no SPED e os CID captados já desnudam a situação da empresa para o Governo.
Assim a EPO apresenta-se como UMA NOVA ÁREA dentro de SST e você pode contar com a DTMSEG para terceirizar a área ou tarefas e trabalhar em parceria para alcançar seus objetivos.