O MTE lança manual para orientar gestão de riscos ocupacionais nas empresas.

Publicação traz orientações sobre a aplicação da NR-1 e aborda também o gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou o Manual de Interpretação e Aplicação do Capítulo 1.5 da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). O objetivo da publicação é orientar empregadores, trabalhadores, profissionais de segurança e saúde no trabalho e demais atores sociais na implementação de um sistema de gestão voltado à prevenção de riscos no ambiente de trabalho.

O material apresenta orientações técnicas e interpretativas sobre como identificar, avaliar e gerenciar riscos ocupacionais, contribuindo para a correta aplicação das atualizações recentes da NR-1. Entre os temas abordados está também o gerenciamento dos riscos psicossociais, que incluem fatores relacionados à organização do trabalho que podem impactar a saúde mental dos trabalhadores.
 
A iniciativa faz parte das ações do MTE para fortalecer a cultura de prevenção e incentivar a criação de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. As orientações também reforçam a importância da adoção de medidas preventivas e da gestão contínua dos riscos ocupacionais nas organizações.
 
O lançamento do manual está alinhado às ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2026, que terá como tema Prevenção dos Riscos Psicossociais no Trabalho, ampliando o debate sobre saúde mental e trabalho digno.


O material está disponível para consulta e download aqui.

Manual de Interpretação e Aplicação do Capítulo 1.5 da NR-1


Fonte: GOV.BR – MTE

 

É muito mais que: se atualize sobre a Portaria 1419. É deixe a Portaria 1419 atualizar você.

Neste encontro vamos discutir não apenas o impacto técnico da norma, mas o que ela provoca nas empresas que decidem olhar além do cumprimento formal.

Este evento reúne especialistas, cases e experiências reais. Se você entende que maturidade organizacional não se constrói apenas com normas, este encontro é para você.

Se você quer dar uma espiadinha no futuro de SST venha porque teremos Doutor Paulo Rogerio Albuquerque presencial e lançando seu novo livro: Tipologia Acidentária no Brasil: Os Oito Nexos Técnicos e a Governança dos Riscos Laborais. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2026.   

Venha vamos passar juntos um dia especial!

Faça sua inscrição :  https://dtmseg.com/eventos